Histórico


 Inaugurada em agosto de 1998, a Praça Kotoku Iha se caracteriza como o marco da Rua Japão, que ficou conhecida como um núcleo de pescadores. A idéia de transformar o local em um recanto japonês partiu da união de São Vicente com a cidade de Naha, na Província de Okinawa, no Japão, que é cidade-irmã. A área é famosa por seu portal e pedra da sorte. Situada no estuário de São Vicente. 
 A Rua Japão, tradicional reduto de pescadores de São Vicente, ganhou vida nova com a liberação do trecho defronte à faixa de areia. Dezenas de embarcações foram removidas do local para uma área específica, atendendo solicitação da Prefeitura e do Ministério Público.
 O resultado foi uma valorização paisagística e a conseqüente liberação da faixa de areia, que agora abriga crianças que praticam diversos esportes. Os próprios moradores também passaram a freqüentar a orla da Rua Japão, que vem recebendo, por parte da Prefeitura, incentivo turístico nos últimos seis anos.
 O primeiro passo foi a implantação da Praça Kotoko Iha, com seu portal e jardim japonês, referência à geminação de São Vicente com Naha, na Província de Okinawa. “Ficou lindo. A valorização dos imóveis em todo o bairro já está acontecendo”, comemorou Ulisses Garavatti, filho de pescadores e subprefeito da Área Continental, que tem uma ligação especial com o núcleo.
 A intenção da Prefeitura é valorizar ainda mais o recanto, com a construção de um calçadão na orla.

Nenhum comentário: